Home > detalhes projetos > Vidro temperado x vidro comum

Vidro temperado x vidro comum

Você sabe a diferença entre um vidro temperado  e um vidro comum? Muita gente conhece o vidro temperado pelo nome de Blindex que foi a primeira e é a mais conhecida fábrica deste tipo de vidro no país, apesar de já haver várias marcas que fazem este tipo de vidro hoje em dia.

O vidro temperado é um tipo de vidro que passa por um processo especial de tratamento para que ele seja mais resistente a variações de temperatura e para que ao se quebrar ele quebre em muitos pedacinhos quadrados que não machucam garantindo assim a segurança na utilização.

Por isso esse tipo de vidro é usado em automóveis. Você já reparou que quando há um acidente é bem notável a quantidade enorme de caquinhos quadradinhos que ficam pelo chão? Quebrando dessa maneira o vidro não causa cortes aos ocupantes do veículo.

Também foi por causa da segurança que este tipo de vidro começou a ser largamente usado em residências. Em janelas e esquadrias grandes é preciso pensar na segurança. Um vidro grande ao se quebrar pode causar graves ferimentos, por isso o vidro temperado é utilizado em residências.

Mas e aquela lenda urbana do box de Blindex assassino que estoura quando as crianças estão tomando banho? hehehe (toda mãe adorava contar essa história na hora da bagunça do banho). O que acontece é que antigamente usavam-se vidros muito finos no box, de 6mm ou até menos pois achava-se que só o fato dele ser temperado já era o suficiente para dar segurança.

O que acontece é que o vidro temperado é seguro porque quebra em quadradinho, mas não significa que ele seja mais resistente a quebra. Um vidro temperado  fino no box, se receber uma pancada vai quebrar todinho! Com o vidro temperado não existe a possibilidade de quebrar apenas um cantinho, é ou tudo ou nada hehe Mas, apesar da quebra do Box ser bem assustadora, pelo fato dos cacos serem quadrados dificilmente eles vão machucar alguém.

Hoje em dia esses “estouros” de box são bem menos comuns porque são usados vidros de 8mm ou até 10mm para o Box, deixando-os muito mais resistentes a pancadas e esbarrões.

E nas janelas, o uso de vidro temperado é obrigatório? A resposta é não, mas mais uma vez o que define é a questão da segurança. Se a janela tiver uma esquadria estruturando e panos de vidro pequenos é até possível usar o vidro comum para economizar um pouco, mas se os panos forem grandes ou os vidros forem usados sem a estrutura da esquadria o melhor mesmo é usar o vidro temperado.

Já que falei em preços vale dizer que o vidro temperado é sim mais caro que o vidro comum. Sua instalação também  é um pouco mais chatinha pois ele precisa ser cortado e furado antes de ser temperado. Ou seja, o local tem que ser medido bem certinho antes de encomendar o vidro pois não é possível fazer nenhum ajuste depois do vidro temperado e qualquer errinho perde-se a peça toda.

Uma alternativa mais maleável de vidro, segura, mas não muito mais barata é o vidro laminado, mas isso já é assunto para outro post….

Você também pode gostar:
3 dicas para o seu gatinho não arranhar o sofá
Perfume para casa
Perfume para casa com a minha assinatura
Projeto de Nicho semi embutido para banheiro
Painel de pedra ferro
Painel decorativo feito com pedra ferro

Faça um comentário