Home > Casa > Rodapé x guarnição da porta – como combinar?

Rodapé x guarnição da porta – como combinar?

Guarnição e rodapé brancos e ambos com o mesmo tamanho.

Guarnição e rodapé brancos e ambos com o mesmo tamanho.

Rodapé de mármore e guarnição branca. Neste modelo de guarnição a moldura se estende até o teto.

Rodapé de mármore e guarnição branca. Neste modelo de guarnição a moldura se estende até o teto.

Hoje o post é sobre uma dúvida bastante comum entre os meus leitores: como combinar o rodapé com a guarnição da porta? São tantas possibilidades de tamanho e cores que as pessoas ficam confusas em relação a esta combinação. Por isso, hoje vou dar algumas dicas básicas que vão ajudar vocês na hora da escolha.

Primeiro para quem não é familiarizado com o termo, vou explicar o que é guarnição. Guarnição é aquela moldura que fica em volta da porta e serve para esconder o encontro do batente com a parede, dando um acabamento melhor ao conjunto e na minha opinião um item tão indispensável quanto o rodapé.

Agora as dicas para a combinação do rodapé com a guarnição:

– Tamanho: não é necessário que a guarnição tenha o mesmo tamanho do rodapé. Os rodapés estão cada dia maiores e não há limite de altura para eles, já a guarnição é um detalhe mais discreto, um tamanho ideal fica em torno de 5 a 10cm.

– Material: também não é necessário que o rodapé e a guarnição sejam do mesmo material mas esta é uma combinação muito elegante de se fazer, principlamente se a opção for por rodapés e guarnições brancas (em mdf ou poliuretano)

– Detalhes: o rodapé deve ter um estilo parecido com a guarnição, ou seja: rodapés ornamentados combinam com guarnições ornamentadas e rodapés lisos combinam com guarnições lisas.

Com essas dicas tenho certeza que não haverá erro na hora da escolha, boa sorte e estaremos a disposição para dúvidas!

Você também pode gostar:
Pop Up Store da Mobly
Mobly no Shopping Eldorado
decoração com sofá marrom
Sofá marrom se destaca na sala clara
Decoração de recepção de clínica
Consultoria de decoração para a recepção de uma clínica
Depoimento de clientes

112 Respostas

  1. Eliézer Vargas

    Tenho uma dúvida. O apartamento que comprei já vem com portas, guarnições e rodapé em madeira (tom natural), porém odiei os rodapés…gostaria aqueles brancos, mais altos. O problema é que não sei se ~vai combinar com as portas e guarnições…O que faço?

    1. nataliashinagawa

      Olá Eliézer, me envie fotos do seu apartamento como esta hoje para que eu possa ajudá-lo. (natalia@arquiteturainteriores.com)
      Abraços, Natália

      1. juliane dos santos motta

        ola Natalia!gostaria de tirar uma duvida!minhas janelas, guarniçoes,rodape e o piso sao de madeira de iatuba.quero trocar só o rodape,e gostaria de comprar um branco agora porem nao sei se vai combinar com a guarnição que vai continuar a mesma!

  2. Marcelo

    Boa noite, Natália.
    Comprei um rodapé de 10 cm de altura da Santa Rita (457) e uma guarnição de 7 cm de largura (451, também Santa Rita). Só que o rodapé tem 16 mm de espessura enquanto a guarnição tem somente 13 mm de espessura (3 mm a menos). Em função da diferença de espessura, estou na dúvida se esteticamente fica melhor a guarnição terminar em cima do rodapé ou se é melhor a guarnição ir até o piso e o rodapé encostar na lateral da guarnição (a princípio, prefiro desse segundo jeito, mas assim, o rodapé ficará com uma pontinha de 3 mm para fora da guarnição). Gostaria de saber sua opinião.

    1. nataliashinagawa

      Olá Marcelo,

      A guarnição deverá ir até o piso, não se preocupe que estes 3mm são imperceptíveis e poderão ser compensados com a cola na hora da instalação.

      Abraços, Natália

  3. Renata Tavares

    Olá Natália, li o post e todos os comentários, mas continuo em dúvida. O meu apartamento tem porcelanato branco fosco, portas e guarnições cor de madeira. Pretendo colocar piso laminado imitando madeira e rodapés brancos, posso continuar com as portas e guarnições cor de madeira? Devo pintar tudo de branco? Desde já obrigada, Renata

    1. nataliashinagawa

      Olá Renata, bom dia,
      Você pode manter as portas e guarnições em madeira, isso irá depender do estilo da decoração que você esta imaginando para o seu ambiente e do tipo d madeira da porta. De qualquer forma, pela sua breeve descrição, acho que ficará mais elegante pintá-las de branco.
      Espero te-la ajudado, abraços, Natália

  4. Jaqueline Borges

    olá Natalia, eu e meus vizinhos moramos em apartamento e gostariamos de mudar a porta de entrada de casa, mas estamos com o orçamento baixo, a porta desejada é madeira clarinha com frisos e nossos batentes e guarniçoes sao escuros como poderiamos deixar harmonico sem gastar muito?

    1. nataliashinagawa

      Oi Jaqueline,
      Puxa, porta de madeira clara com batente escuro não é uma boa combinação.
      Para não ter que substituir os batentes e guarnições eu sugiro escolherem a porta nova de uma madeira o mais próxima possível da cor da madeira dos batentes e guarnições para um resutado mais harmônico.
      Espero te-la ajudado, abraços, Natália

  5. Andrea

    Boa noite, td bem? Minha sala tem o piso marrom escuro, tipo ipê e as portas e guarnições são da cor mogno. Estou na dúvida quanto ao rodapé…não sei se puxo para o escuro do piso ou deixo na mesma tonalidade da guarnição. Abraços!!

  6. felipe

    Oi,

    Compramos um apartamento com taco de madeira no chão. Gostaria de saber se combina rodapés envernizados, na cor da madeira, com batentes claras.

  7. Fernanda

    Olá Natalia! Estou construindo um sobrado e gostaria de três opiniões: no andar térreo, a sala de estar terá pé direito duplo e o restante dos cômodos pé direito normal (2,80m). Vamos colocar porcelanato neste andar e eu adoro portas brancas. Os rodapés gostaria de brancos também, de preferência o Santa Luzia… Tinha pensado em colocar o de 15 cm, porém tenho dúvidas se nos ambientes de altura normal ele não ficará muito chamativo… No andar superior pensei na altura de 10 cm… Devo usar o de 10 cm para a casa toda? Ainda, quanto as guarnições, vi que o padrão é utilizar de 6cm de largura, porém queria que tivesse 10 cm, ficará muito largo? Mais uma dúvida: fica feio colocar a guarnição em madeira lisa e o rodapé com um friso ( da Santa Luzia) muito obrigada!!!

    1. nataliashinagawa

      Oi Fernanda,
      No ambiente de pé direito duplo 15cm é uma ótima altura e para os ambientes de pé direito simples 10cm. Em relação as guarnições, não aconselho guarnições maiores que 6cm para portas simples. Para uma porta de entrada ou porta dupla você poderá usar uma guarnição mais larga para dar destaque.
      Em relação ao friso, sem problemas utilizar friso no rodapé e guarnição lisa.
      Espero te-la ajudado, abraços, Natália

  8. Ivan

    Oi Natalia, tenho portas e guarnições brancas, piso cinza tipo tapeçaria da portinari e gostaria de saber se posso usar rodapé santa luzia nas cores preto, prata ou branco?
    Obrigado

  9. JOSY

    oi Natalia!!! tenho uma duvida minhas portas e guarniçÕes são de tom de madeiras ,e porcelanato claro combina rodapé branco se eu optar por branco,ou tenho que combinar rodapé e guarnição?

  10. Tatiana

    Boa noite,

    Gostaria de saber se a guarnição pode ser mais fina do que o rodapé (rodapé 15 cm e guarnição 5 cm), é para quarto de bebe…

    Muito obrigada!!

    Abs

    1. nataliashinagawa

      Olá Tatiana,
      A guarnição pode sim ser mais fina que o rodapé mas 5cm é fina de mais, não ira nem esconder o batente direito. Sugiro uma com no mínimo 7,5cm.
      Abraços

  11. Carolina

    Olá Natalia,
    Tenho uma dúvida, escolhi colocar rodapés brancos, mas tenho medo de fazer as portas brancas e elas amarelarem. Posso mantê-las da cor de madeira e fazer a guarnição de madeira também?
    Muito obrigada.

    1. nataliashinagawa

      Oi Carolina,
      Sim, sem problemas. A guarnição deve ira té o piso e o rodapé deve interromper ao encontrar com ela.
      Abraços, Natália

  12. Vanessa

    comprei um apartamento novo que vem com portas e rodapé em madeira com piso claro, porém não gostei nem do piso e nem do rodapé. Estou querendo trocar o piso por porcelanato brilhoso bege claro, mas estou com dúvida da cor do rodapé.. Queria colocar aqueles brancos, da Santa Luzia, mas não sei se combina com portas de madeira. Me ajuda….

    1. nataliashinagawa

      Oi Vanessa,
      Sim, o rodapé branco vai combinar super bem com o piso claro e as portas de madeira. Só não recomento o porcelanato brilhante pois esta em desuso em residências poia a limpeza é difícil, ele mancha muito. Sugiro um modelo com acabamento acetinado.
      Abraços

  13. Helio

    Novo Hamburgo 15 de junho 2015

    Gostaria de saber seu comentário sobre portas de WPC. Comprei um apartamente e estou pensando em trocar as portas internas por WPC.

  14. Renata Raimundo

    Olá Natália, tudo bem ?
    Tenho algumas dúvidas :
    Meu apartamento é pequeno, possui uns 52 m2 . Eu rebaixei o teto com gesso tabicado ficando um pé direito de aproximadamente 2.50 .
    Eu amo rodapé maiores, tinha pensando em trabalhar com a altura de 15 cm cor branca na sala de estar e jantar que são integrados e 12 cm nos quartos porque são menores . Vc acha 15 cm muito alto ? Qual seria a altura ideal de guarniçao para compor com os de 15 cm ou 12?
    Você já ouviu falar dos rodapés de EVA? Se sim o que acha …
    Beijo ….

    1. nataliashinagawa

      Oi Renata,
      Pode sim usar um rodapé de 15cm sem problemas, mas não maior do que isso. Em relação a guarnição, é melhor usar uma de 7 ou no máximo 10cm se não ficará muita coisa para o seu pequeno apartamento.
      Conheço sim os rodapés de EVA, são bonitos e muito práticos pois normalmente são auto adesivos e podem ser instalados sem mão de obra especializada. O único inconveniente é que a durabilidade não é tão boa.
      Espero te-la ajudado, abraços!

  15. Fernando V.

    Olá Natália, tenho duas dúvidas. Meu apartamento está sendo entregue e optei colocar rodapés de madeira em verniz para combinar com a porta de entrada mas não queria as portas internas também em cor madeira, optei por pintar de branco. a minha pergunta é, tem problema o rodapé ser de madeira verniz e se encontrar com a guarnição de madeira pintada de branco?

    Outra questão é que pedi que o lavabo seguisse o padrão da sala, mesmo piso e paredes sem azulejo, afinal não é banheiro e sim lavabo, forrei apenas uma parede com um porcelanato decorativo. Agora que estão me entregando eu vi que eles optaram por colocar um rodapé da pedra do piso, entendo que banheiro é sempre um local que precisa ser lavado e por isso o rodapé de madeira não caberia, e nem deixar sem rodapé pois a parede é pintada, mas tenho dúvida se foi a melhor escolha, talvez fosse melhor trocar por um rodapé branco de material sintético?

    Agradeço desde já pela ajuda, excelente site, muito bem feito e organizado, “keep up the good work”!

    1. nataliashinagawa

      Olá Fernando,
      Fique tranquilo, não há problema algum em ter um rodapé de madeira encontrando com a porta de guarnição branca.
      Rodapé de pedra em lavabos combina mas não sei como ficou o seu, precisaria ver para lhe dizer se esta ok. Envie fotos para o meu email que lhe digo com certeza: natalia@arquiteturainteriores.com
      Fico feliz que tenha gostado do site, abraços!

  16. Gisele

    Natália estou terminando uma reforma na minha casa. Minha dúvida são: minhas portas e guarnições são de madeiras, porcelanato é bege, gostaria de rodapés branco. O que vc acha? A sala tem 3×4, sofá bege, qual cor para as paredes? Muito obrigada tenho aprendido muito com suas dicas!

    1. nataliashinagawa

      Olá Gisele, boa tarde,
      Sugiro que a guarnição e o rodapés sejam brancos, a porta pode manter madeira.
      Em relação a cor das paredes, me envie fotos da dus sala para que eu possa lhe fazer uma consultoria.
      Abraços, Natália

  17. Leoni Braga

    Meu apartamento é pequeno e todo na cor branca, inclusive as portas, com piso cinza. Pensei em colocar rodapés e guarnições no mesmo padrão, de madeira acinzentada. Detalhe: as portas dos dois quartos e do banheiro ficam de frente umas para as outras no fim de um pequeno corredor. Que tal? Beijo e obrigada.

    1. nataliashinagawa

      Olá Leoni,
      Acho arriscado colocar cinza nos rodapés e guarnições pois ira restirngir demais a decoração. Sugiro colocar rodapés e guarnições brancos que irão bem com tudo.
      Abraços, Natália

  18. Marcia Lins

    Boa noite, Nathália,
    Eu estou reformando meu apartamento gostaria de saber se parede cor palha, piso laminado branco e portas e batentes de madeira padrão mogno combinam com rodapé de madeira clarinho, uns dois tons acima da cor da parede.
    Aguardo seu retorno.

    1. nataliashinagawa

      Oi Marcia,
      O melhor é fazer o rodapé branco liso que ira combinar com o piso e não ira “brigar” com a madeira da porta. Tons diferentes de madeira no rodapé e na porta não ficam bem.
      Abraços, Natália

  19. Elisangela

    Olá Natália.

    O rodapé da minha casa é de madeira, pintado de branco, as potas e portais são brancos também. O piso é cinza claro com rajado de tons de cinza mais escuro. Estou pensando em pintar os rodapés de cinza escuro, não quero mais os rodapés brancos. Gostaria da sua opinião, você acha que vai ficar bom?
    As paredes são brancas.

    1. nataliashinagawa

      Oi Elisangela,
      O rodapé cinza escuro é um pouco arriscado pois além de diminuir um pouco a sensação de amplitude do ambiente também ficara mais difícil de combinar com a decoração.
      Imagino que queira trocar o branco pintado por causa de desgaste por isso sugiro os de poliuretano branco que são mais duráveis.
      Abraços, Natália

  20. Elaine

    Natália,

    Vou colocar rodapé branco de 12 cm – Santa Luzia, na casa toda , Posso colocar portas de madeira envernizada ,tendo o rodapé branco? Qual seria a cor do batente e guarnição? O piso é porcelanato claro sem brilho.

    Outra pergunta.

    Fiz um painel na sala com piso imitando madeira. O painel vai até o chão. Nesse caso, coloco rodapé no final do painel?

    Obrigada.

    1. nataliashinagawa

      Oi Eliane,
      Sim, você pode usar porta de madeira com rodapé branco, sugiro que combine com uma guarnição branca.
      Sobre o painel, o ideal é que ele va até o piso, sem rodapé.
      Abraços, Natália

  21. Emanuele

    Primeiramente parabéns estou adorando as dicas . Mais continuou com uma grande dúvida , estou pensando em envernizar a porta de entrada e as portas internas pintar de branca. Fica bom ? Obrigada

    1. nataliashinagawa

      Olá Emanuela,
      Fica sim, a porta de entrada pode ser diferente das portas internas, não há problema algum.
      Abraços, Natália

  22. Margarida

    Bom dia Natália,

    Tenho um apartamento já com alguns anos e estou remodelando as portas e guarnições.
    O rodapé é em mogno e as portas também.
    No entanto acho as portas em mogno escuras e estava a pensar mudar para portas em faia.
    Acha que combina bem com o rodapé?

    Obrigada

    1. nataliashinagawa

      Olá Margarida,
      Dois tons de madeira (porta e rodapé) não vão ficar bons. Sugiro ou trocar o rodapé pela mesma madeira da porta e guarnição ou fazer as portas brancas.
      Abraços, Natália

  23. Solange santos

    Boa tarde Nataliashinagawa gostaria de tirar uma dúvida!!O piso da minha casa é taco e rodapé de madeira tbm e coloquei guarnição nas portas de gesso estou em dúvida do tom que devo pintar pois as portas estão em tom da madeira!!!Obrigada !!!

  24. Adriana

    Oiii Natália obrigado pela sua atenção.
    Estou com uma dúvida cruel rssss, vou colocar piso laminado com rodape branco, posso pintar as portas de verniz pois tenho receio de pintar de branco e amarelar, e qual a cor ideal da guarnição branca ou verniz?

  25. Débora

    Olá Natalia,

    Meu apartamento tem piso laminado marrom, meus rodapés, portas e guarnições são brancos. Porém o rodapé é um material em EVA e suja muito fácil.
    Se eu pintar os rodapés de preto será que combinaria com as portas claras?

  26. Denise

    Oi Natalia, adquiri um apto cujas portas, guarnições e portais são muito escuros em madeira sucupira. Esses 2 últimos estão sendo trocados por outro tipo de madeira, pois estão danificados e serão pintados de branco. Mas não gostaria de pintar as portas de branco. Gostaria de saber: 1- fica adequada e bonita essa combinação das portas escuras e ao redor branco? E clareia o ambiente? 2- sendo assim, a cor da parede deve ser branca também ou outro tom? 3- o rodapé deve ser da cor das guarnições? 4- o piso é em madeira clara e não sei se faço sinteco (claro?) para preservar a madeira que é muito boa ou se troco por porcelanato imitando madeira ou outro tipo. O q vc acha? Se fizer sinteco ou trocar pra um porcelanato imitando madeira ou outro estilo o rodapé pode ser da cor do piso?

  27. Gustavo

    Olá Natália, tudo bem? Estou pensando em deixar a minha porta da sala em madeira(clara) junto com as guarnições e o rodapé do apt todo em branco de 15cm, mas fiquei na dúvida quanto as outras cinco portas…três dos quartos e duas dos banheiros. Será que compro essas portas e guarniççoes no branco ou mantenho um padrão com a mesma cor da sala? Fiquei pensando pois nos banheiros irei trabalhar com branco prime nas bancadas, rodapé(onde tiver) e nas guarnições internas. O que acha?

    obs: a porta da sala tenho que manter original para manter o padrão do hall, a da cozinha irei retirar para fazer cozinha americana e a divisória com a área de serviço será em vidro jateado.

  28. Marcia

    Boa tarde,
    Pretendo colocar um piso vinilico em tom de bege e meus rodapes sao beancos, de 10cm da Santa Luzia, gostaria de saber se fica melhor porta e guarnicoes brancas pra combinar com o rodape, ou porta e guarnicoes cor de madeira?

  29. Olá Natália boa noite. Estou construindo e gostaria que me tirasse uma dúvida e necessário colocar o rodapé combinando com a porta e guarnições pois gostaria de um rodapé branco pois meu piso e porcelanato bege e as portas um tom de madeira clara desde de já agradeço

    1. nataliashinagawa

      Oi Rosilda,
      Não é necessário usar a mesma cor no rodapé e guarnições, eles podem ser de cores diferentes. O iportante é que a guarnição chegue até o piso e o rodapé interrompa ao encontrar com ela.
      Abraços, Natália

  30. Margareth

    Olá Natália gostaria de uma sugestão meu piso e laminado na cor jacarandá e os rodapés também e minha sala divi fiz um quarto pró meu filho essa porta e branca e s do meu quarto e do banheiro são cor de madeira e o mesmo tem guarnição posso pintar os rodapés de branco par ver se da uma clareada na casa vou fazer rebaixamento de teto em bandeja e pintar a casa de bege fico no aguardo muito obrigada

    1. nataliashinagawa

      Oi Margreth,
      Rodapés brancos sempre dão uma clareada e uma leveza maior para o ambiente, pode apostar. Mas de uma verificada no material que é feito o seu rodapé para ver se ele aceita bem pintura.
      Abraços, Natália

  31. Gabriela Maia

    Olá Natalia,

    Moro em uma casa estilo colonial, o piso é tábua corrida, as janelas e portas colonial na cor madeira, bem como os rodapés. Porém preciso muito trocar os rodapés, mas em todas as fotos que vejo, e até mesmo pra comprar só vejo os brancos, e sinceramente acho maravilhoso, mas estou com medo de errar, pois as janelas, portas e o piso todos tem tom de madeira. O que acha se jogasse o rodapé branco? Seria melhor optar pelo mesmo tom?

    1. nataliashinagawa

      Oi Gabriela,
      Se sua casa é colonial mas o estilo da decoração é clean e moderno o rodapé branco vai muito bem mesmo com as portas e piso da cor de madeira, ele até ira contribuir para dar uma quebrada na predominância da madeira. Mas se sua decoração tem estilo mais colonial mesmo, vintage, rústico, ficaria mais bacana usar algum tipo de ladrilo ou cerâmica.
      Abraços, Natália

  32. Mateus

    Oi Natália, boa tarde!!
    Estou mudando para um apto com piso de tabua corrida escura. Estou pintando a parede da cor diamante lapidado da suvinil. O alisar das portas tem 7 cm. Qual altura recomendada para o rodapé? AS portas e os alisares são brancos. Vc acha que se eu colocar o rodapé branco vai ficar estranho pelo fato da madeira do piso ser escura?
    Grato

    1. nataliashinagawa

      Olá Mateus,
      Rodapé branco vai super bem com madeira escura também, não se preocupe.
      Em relação ao rodapé, pela sua descrião, de 10 a 12cm serão suficientes.
      Abraços, Natália

  33. Priscila

    Ola Natalia, gostaria de sua opinião:

    Piso de mármore marrom imperial, rodapés de marrom imperial. Guarnições e portas branco semi brilho.

    Duvida: os sóculos em madeira branca como as guarnições ou em mármore marrom como piso e rodapés?

    Obrigada

    1. nataliashinagawa

      Oi Priscila,
      Quando você diz sóculo esta querendo dizer a base de alvenaria para os armários certo?
      Se for isso mesmo, é melhor que elas sejam em granito pois de madeira não serão resistentes a umidade nas áreas molhadas.
      Abraços, Natália

  34. Sheila

    Olá Natália Bom dia!. Estou construindo e gostaria que me tirasse uma dúvida. É necessário colocar o rodapé combinando com a porta e guarnições? Pois gostaria de um rodapé branco. Meu piso é porcelanato bege e as portas um tom de madeira clara (verniz).
    Desde de já agradeço

    1. nataliashinagawa

      Oi Sheila,
      Não é necessário que o rodapé seja do mesmo material que as portas e guarnições. O rodapé braco também vai bem com portas envernizadas, o importante é fazer a guarnição do mesmo material da porta!
      Abraços, Natália

  35. João

    Olá Natália!! Comprei um apartamento e as portas e guarnições são todas de madeira pintadas na cor gelo. As paredes são todas brancas. Pretendo colocar algum rodapé branco da Santa Luzia. Minha dúvida é se combinaria guarnição gelo e rodapé branco.

  36. Charlene

    Oi, Natália. As guarnições das portas de minha casa são brancas e as portas daquelas que vendem prontas cor Madeira clara. Quero saber se combina ou teria que pintar as guarnições da mesma cor das portas. Obrigada.

    1. nataliashinagawa

      Oi Charlene,
      Fica mais elegante as portas e guarnições serem da mesma cor. Sugiro pintar as portas de branco.
      Abraços, Natália

  37. Luciana

    Bom dia Natália, tenho piso de travertino bruto no hall do elevador e no hall interno do apartamento. Guarnições , porta e rodapés brancos. Acho a combinação de cores muito “morta”, sem graça. Pensei em pintar o hall do elevador em um tom fendi escuro e os rodapés também,porque acho que o contraste do branco, do travertino e da cor fendi na parede meio confuso…. O que combina com travertino bruto? Não quero remover a pedra, mas acho difícil de hamonizarvem area interna.
    Muito obrigada,
    Luciana

  38. Ricardo Garcia

    Olá Natália.
    Tenho uma dúvida. Meu estar íntimo será todo revestido com MDF amadeirado, camuflando assim as portas, pois todas ficarão nesse mesmo tom.
    Porém, como ficarão as portas pelo outro lado? Amadeirado tb ou brancas? E os rodapés?
    Obrigado.

  39. Leandra Rodrigues

    Olá! Natalia, pode me ajudar, por favor? Estou numa dúvida cruel. Comprei uma casa aonde os rodapés são da mesma cor e material do piso porcelanato (bege claro). Posso colocar as portas envernizadas e o batente em verniz? Ou fica melhor, portas e batentes branco?

    E a outra dúvida, se posso colocar o primeiro andar (sala e cozinha) de portas brancas e o segundo andar (quartos) de verniz? Lembrando que o rodapé é de piso. Obrigada e parabéns pelo site.

  40. Patrícia

    Olá NATALIA, meu piso e rodapé são porcelanato esmaltado branco, com portas e alisar em madeira crua jatoba. Meus móveis da sala são em madeira imbuia . Minha dúvida é devo pintar as portas e alisar de branco para deixar só os móveis em destaque ou posso deixar como comprei? Desde já agradeço

  41. V

    Bom dia, Natália,

    Estou com uma dúvida: o ape que compramos virá com portas na cor marrom bem marcante (parece caramelo) e escolhemos, a princípio, um piso vinílico na cor carvalho suave para combinar com a cozinha. O chão da cozinha americana será uma pedra cinza suave.
    Teremos que trocar a escolha do piso vinilico carvalho para combinar com as portas?
    E há necessidade de colocar soleiras separando os banheiros e a cozinha do vinilico?

    Grata,
    Gabriela

  42. Gabriela

    Bom dia, Natália,

    Estou com uma dúvida: o ape que compramos virá com portas na cor marrom bem marcante (parece caramelo) e escolhemos, a princípio, um piso vinílico na cor carvalho suave para combinar com a cozinha. O chão da cozinha americana será uma pedra cinza suave. O resto do ape será com o vinilico (sala e quartos).
    Teremos que trocar a escolha do piso vinilico carvalho para combinar com as portas?
    E há necessidade de colocar soleiras separando os banheiros e a cozinha do vinilico?

    Grata,
    Gabriela

  43. Renata

    Bom dia Natalia, amei suas dicas. Super valiosas.
    Minha duvida é a seguinte. Comprei um apartamento de contrutora que esta me dando a opção de mudar algumas coisas. Entao, comprei rodape de 15 cm santa luzia. Quero saber que cor e tinta pintar esse rodapé. E se devo pintar antes ou depois de instalar. Outra duvida cruel. A construtora me entrega com portas e alisar e guarnição em madeira invernizado.
    Voce acha que esteticamente, ficara melhor ser tambem brancos, ou voce acha melhor que deixe instalar de madeira e eu mande pintar de branco? Meu porcelanato é polido 70×70 agata villagres branco ancinzentado e minhas bancadas tanto da cozinha e americana, sera cafe imperial granito.
    Muitissimo obrigada pela atencao.

  44. Rachel

    Olá, meu apartamento é bem pequeno e mudei as portas de madeira escura para madeira clara e assim quero manter. Mas vou colocar laminado também claro com parede gelo, será que rodapé branco de 10 ficará bom com a guarnição em madeira clara? Não queria pintar de branco. Qual melhor opção? E outra: rodapé branco dá contraste em parede gelo ou ficará tudo da mesma cor? Obrigada

  45. simone maria dos santos

    Bom dia Natália, como funciona a guarnição dentro do banheiro , ele nao e no mesmo nivel do batente ou seja tem um rebaixo(degrau) a guarnição deve ir ate o chão ou somente ate a soleira?

  46. Almir Coelho

    Boa Tarde!
    Comprei um apto onde o piso de porcelanato 50:50 e bege claro. As portas, batentes, guarnições e rodapé são brancos. Gostaria de trocar todas as portas para tom madeira clara com frisos. Posso manter os batentes brancos? Colocando as portas de madeira qual seria a melhor combinação para cor do rodapé ( madeira ou poliuretano )? E a guarnição?

  47. claudia

    OlÁ Natalia
    O piso da minha sala é madeira corrida (escura), portas e guarnições também, tudo na cor mogno. A decoração é estilo moderno, e quero muito mudar a cor das portas, batentes e rodapé, mas não queria trocar o piso da sala, fiz orçamento e ficaria muito caro, pois a sala tem aprox. 90 mts.
    Ficaria bom trocar os rodapés para branco? não encontro profissional para mexer nas portas, são 14 portas e gostaria de pinta-las tambem de branco….. quanta dúvida, poderia me ajudar?

  48. Solange Pastro

    Olá Natália,
    Tenho uma sala de TV com uma porta de inox, piso amadeirado e rodapé acompanhando o piso, que tipo de guarnição caberia nessa porta???

  49. Danilo Garcia

    Oi Natalia.

    Gostaria de uma sugestão sua, estou em fase de acabamento da minha obra, os rodapés meu serão embutidos com porcelanato polido com medida 1,00x 1,00, qual a altura que vc me recomendaria para os rodapés? E todas as portas estão com os batentes de 0,18 cm qual a medida vc me recomendaria de guarnição para a área interna?

    Obrigado

    Danilo.

  50. Fabiana

    Ólá. Minhas salas de jantar e estar são integradas, piso frio claro e portas de madeira (entrada, cozinha, lavado e lavanderia). Gostaria de pintar as portas de branco, contudo a porta de entrada é padrão do condomínio é não pode ser alterada. Pergunto: posso pintar a porta de entrada somente por dentro? E as demais portas; pinto todas ou posso manter então somente a de entrada na madeira?
    Obrigada
    Fabiana

  51. Inês

    Olá. Gostaria de uma sugestão. Estou a construir casa e chegou a hora de escolher as portas interiores. Tenho duvidas se portas interiores e rodapés em branco combinam com o piso que é porcelanico imitação de madeira e as janelas em aluminio também imitação de madeira, mas tons diferentes. As paredes em principio serao brancas.
    Putra opcao seria portas em madeira, mas talvez seja muito confuso com muitos tons diferentes.
    Obrigada.
    Inês

  52. Monique

    Olá meu piso e porcelatado tipo madeira corrida e pintei as portas de preto minha dúvida e deixo as guarnição branca igual o rodape ou Pinto á guarnição de preto combinando com a porta e deixo o rodape preto ou Pinto porta guarnição e rodape de preto?? Guarnição e rodape são de gesso e A parede tá branco gelo

    1. nataliashinagawa

      Oi Monique,
      Você pode fazer as guarnições pretas para combinar com a porta e manter o rodapé branco.
      Não é necessário combinar o rodapé com a guarnição.
      Abraços!

  53. Aline

    Olá!

    No meu apto a guarnição é de 7 cm (madeira) e já está cortada em 45° com a junção do rodapé. Quero trocar só o rodapé para 12 cm (polietileno) . Minha dúvida é se tenho que usar soculo ou posso fazer a junção com do rodapé coma guarnição em ângulo de 45°.
    Obrigada!!

    1. nataliashinagawa

      Oi Aline,
      Para o encontro do rodapé com a guarnição o ideal é a guarnição ir até o piso e o rodapé encontrar na lateral da guarnição, sem ângulo, direto.
      Abraços, Natália

  54. Jéssica

    Olá,
    Meu apto está em fase de acabamento… As vistas das portas são brancas, lisas… Vou colocar os rodapés em madeira… Também serão brancos… No entanto escolhi um modelo com alguns frisos… E me surgiu a dúvida: Pelo fato de as vistas serem lisas, os rodapés também devem ser lisos?
    Obrigada!

  55. LEANDRO

    Boa tarde, coloquei minhas portas de madeira clara com frisos e os batentes também são de madeira clara iguais das portas , queria saber se posso usar o rodapé e a guarnição em madeira branca?

    1. nataliashinagawa

      Oi Leandro
      Eu sugiro a guarnição de madeira combinando com a porta e o rodapé branco, vai ficar mais harmônico.
      Abraços!

    1. nataliashinagawa

      Oi Leandro,
      A cera é mais recomendada para móveis, para porta o ideal é o verniz mesmo. Para um aspecto parecido com o da cera use um verniz acetinado.
      Abraços!

    1. nataliashinagawa

      Oi José Carlos,
      Sim, com alguns tipos de materiais é possível, como o MDF e o Poliuretano.
      Com outros já não fica bacana, como o porcelanato por exemplo.
      Abraços!

  56. Sandra

    Oi sou Sandra, me tire uma dúvida por favor, o piso do meu apartamento é porcelanato bege, as portas e guarnições de madeira em tom médio, os rodapés são do mesmo porcelanato do chão mas gostaria de mudar para madeira branca. Pode ser ?

    1. nataliashinagawa

      Oi Sandra, pode ser sim, o rodapé branco é super coringa e vai ficar muito bem com as portas de madeira, não se preocupe.
      Caso queira suporte para a escolha de mais acabamentos e combinações, segue o link do meu WhatsApp – http://bit.ly/2xti7bC
      Abraços, Natália

Faça um comentário