Home > acabamentos > Pintura nas paredes da cozinha – Que cor usar?

Pintura nas paredes da cozinha – Que cor usar?

O post de hoje é respondendo a dúvida de uma leitora que me escreveu em dúvida sobre que cor de tinta usar nas paredes da cozinha. Já falei por aqui em outro artigo (clica aqui para ler) sobre a pintura nas paredes da cozinha, explicando que não é necessário que todas as paredes da cozinha tenham revestimento, algumas delas podem ter apenas pintura.

pintura nas paredes da cozinha

Proposta para a cozinha da leitora – cor das paredes, bancada e armários.

Como escolher a cor ideal

Depois que você definiu quais paredes da cozinha serão pintadas, como fazer para escolher a cor? A leitora que me escreveu gostaria de combinar a cor da sua cozinha com o piso, mas como vocês podem ver pela foto o piso dela é bem neutro e combina com praticamente todas as cores.

Então, neste caso, o que vai determinar a escolha da cor são os outros revestimentos da cozinha, principalmente a parede escolhida para destaque. O mais usual é usarmos um revestimento de destaque na paredes logo acima das bancadas, que chamamos de backsplash. No caso desta leitora ela escolheu uma outra parede para destacar, de cima a baixo, com um revestimento tipo patchwork, muito bonito.

Levanto em conta o colorido deste revestimento, minha sugestão foi escolher para as demais paredes um tom neutro, claro, mas que fugisse do branco. Esse tipo de cor também chamamos de off white, que é como um branco “sujo”.

A cor escolhida

A cor escolhida foi a Meditação, da Coral. Aproveitando o contato da leitora, aproveitei para lhe sugerir também a pedra da bancada e o laminado dos armários para compor o ambiente. Gosto muito de usar a combinação claro – escuro – claro para a escolha dos armários e bancada da cozinha. Ou seja: piso claro, armário escuro e bancada clara. O inverso também funciona: escuro – claro – escuro. 

O importante é que o armário contraste com o piso e bancada para que todos os elementos tenham o devido destaque. Deu para entender? Se tiver dúvidas nesta combinação, coloque aqui nos comentários que posso lhe ajudar.

Para a bancada sugeri o granito Branco Itaúnas que combina muito bem com o piso bege da cozinha e para os armários uma madeira de tom médio, tipo amêndoa, ficará muito  bonita.

O que notei ao receber a foto da cozinha da leitora foi a falta das bases de alvenaria para os armários. Este é um item que eu considero fundamental na composição de uma cozinha e é uma pena ver que a cozinha foi reformada e este detalhe foi esquecido. Agora, com o piso já pronto, ficará bem complicado de acrescentar.

Mais uma vez, se você tiver dúvida na composição dos revestimentos da sua cozinha, me escreve nos comentários que ficarei feliz em ajudar.

Você também pode gostar:
Revestimentos de cozinha: ideias e preços para a sua
cozinha painel de led
Painel de LED na Cozinha
Cozinha pequena
Dicas para uma cozinha prática
Qual altura ideal para o frontão da bancada

Faça um comentário