Home > Decoração > O que instalar primeiro na cozinha: a bancada ou os armários?

O que instalar primeiro na cozinha: a bancada ou os armários?

Esta é uma dúvida muito comum entre meus clientes:  Qual a ordem de instalação dos elementos em uma cozinha? O quem vem primeiro, a bancada ou os armários?

Geralmente costumo separar a obra em duas partes: a obra “suja” e a obra “limpa”. A obra “suja” é toda a parte de alvenarias, quebra-quebra, argamassa, revestimentos, etc. e a obra “lipa” é o drywall, pintura, elétrica e marcenaria.

Sugiro começar sempre pela obra “suja” por motivos óbvios, assim na hora da parte “limpa” ja esta tudo organizado. No caso da cozinha, a obra “suja” consiste na base de alvenaria dos armários,  instalação dos revestimentos e a instalação da bancada de granito ou mármore.

A instalação da bancada requer chumbamento na parede e rejunte por isso sempre deve ser feita antes da instalação dos armários. Já vi algumas empresas de armários solicitando que estes fossem instalados antes da bancada, não aceite! Além de correr o risco de danificar o armário, a instalação posterior da bancada ira isentar o fabricante da marcanaria da responsabilidade de adaptar o armário a pedra.

É muito mais fácil adaptar a marcenaria a pedra do que o contrário, pela própria característica dos materiais, por isso os armários devem sempre ser instalados depois da bancada. Para evitar erros no encaixe da marcenaria o fabricante deverá efetuar a medição final dos armários depois da bancada já instalada, por isso não se esqueça: bancada nates, armários depois!

Você também pode gostar:
Dica para os armários brancos da cozinha não amarelar
acabamentos para cozinha
5 detalhes de acabamento para cozinhas
Pintura nas paredes da cozinha – Que cor usar?
Jardineira na piscina
Jardineira na piscina de pastilhas

21 Respostas

  1. Claudia

    Natalia a bancada da cozinha é colocada depois ou antes do revestimento? Ela pode ser instalada em parede ja´revestida ou precisa entrar primeiro que o revestimento?
    obrigada

    1. nataliashinagawa

      Oi Cláudia,
      O melhor é que ela seja instalada antes do revestimento ser colocado. Ela até pode ser instalada na parede revestida mas certamente isso ira danificar o revestimento no local onde a bancada encontra a parede e ele tera que ser substituído.
      Abraços, Natália

  2. DERLY ROSSI BRANDIZZI JUNIOR

    abaixo das pastilhas no acabamento final da alvenaria, deixar sobre apoio na pedra cano de ferro embutido na parede .derly marcenaria rj

  3. Célia Cristina dos S. Freitas

    Preciso de uma sugestão Claudia. Tenho já uma cozinha planejada antiga, e estou reformando ou seja trocando os armários. Vou trocar o meu fogão também, por um cooktop. A minha dúvida é se devo fazer a reforma da bancada em que vou instalar o fogão antes da instalação dos moveis. Porque a loja em que comprei a cozinha disse para eu fazer a instalação dos moveis primeiro. Mas terá que cortar a pedra ou seja arrancar, e creio que fará sujeira. Agradeço muito se puder me orientar no que fazer primeiro.

  4. Ericson Carrieri

    Olá… ai eu tenho duas perguntas!
    1. Ai eu coloco o granito primeiro, chumbadinho bonitinho na parede…depois vem os armarios…legal!!! Um dia da um problema na pedra…e ai!? Arranco os armários, quebro todo o revestimento pra tirar a pedra (pode ser que nao encontre um revestimento igual para repor).

    2. Coloco os armários primeiro…e o granito apoiado nos armários devidamente apoiado no chão e fixo na parede…ai da um problema no armário…levanto a pedra do armario faço a manutenção e monto o armário novamente…!!

    Acredito que a segunda opção seja a mais razoável!

    O que tem a dizer sobre meu posicionamento?

    Um abraço!!!

    1. nataliashinagawa

      oi Elineia,
      Pode sim, a não ser que o restante da parede seja totalmente revestido, ai nesse caso o ideal é que tenha revestimento atrás do armário também.
      Abraços!

  5. Alessandra Alves de Lima

    pode ser colocado o marmore da bancada do cooktop e a pia primeiro e depois vim fazer a medição do armario projetado pra mandar fazer?
    ou tem que mandar fazer o armario primeiro pra depois colocar o marmore em cima?

  6. Elis

    Recebi apartamento sem revestimento cozinha. Instalei bancada e armários em parede, portanto, sem revestimento. Sinto necessidade de colocar revestimento em área molhada e área fogão, porém, o que devo fazer? Há quem diga pra revestir a tal área sem a retirada dos móveis, há quem diga pra retirar. E ai? O que é melhor ser feito?

    1. nataliashinagawa

      Oi Elis!
      Como os armários já estão colocados, você pode fazer o revestimento somente na área que fica acima da bancada, onde não há armário. O ideal é fazer o revestimento antes da instalação dos armários mas como isso não foi possível basta proteger bem direitinho os armários para não danificá-los na hora da colocação dos revestimentos.
      Abraços, Natália

  7. Rafael

    EU discordo. É muito mais fácil deixar um projeto bonito colocando primeiro armários e depois a bancada. Afinal, é muito mais fácil tirar a medida da pedra usando os armários como referência e do que o contrário. Muitas marcas trabalham com medidas fechadas e terão que recortar seu modulo perdendo a originalidade.
    Não sei porque arquiteto se mete em fazer interior. É só para ganhar comissão em cima do cliente nas vendas de armários e pedras.

    1. nataliashinagawa

      Oi Rafael,
      Se olhar pelo lado do instalador de armário, sim, você tem razão, é mais fácil instalar armários sem as bancada. Mas pelo lado do cliente não. Você já viu como é fixada uma bancada? A bancada, se for de pedra, precisa ser colocada antes de revestir a parede, não sei como isso seria possível com os armários já instalados, sem danificá-los.
      Para fazer o acerto de módulos de armários planejados, como você menciona, é só ter um bom projeto, feito por um bom arquiteto, que já ira prever a bancada do tamanho correto.
      Sobre Arquitetos projetarem interiores, não diga asneiras, a formação de Arquiteto e Urbanista permite que o profissional projete desde a cadeira da casa até o seu interior, a fachada, a construção e se puder também a rua e a cidade onde a casa vai se encontrar.

  8. Olá Natalia, boa tarde! Achei interessante seu post pois esse sempre foi um fato curioso que eu convivia. Trabalho com mobiliário há 19 anos e atuei em alguns dos principais fabricantes moveleiros do país, e uma das minhas atividades era prestar serviço para lojas franqueadas, capacitando equipe e elaborando os projetos de PDV. Acompanhei muita montagem, em todos os estados brasileiros, e há uma cena curiosa: Nós, sulistas, nunca instalamos bancada antes do mobiliário. Já o pessoal do sudeste pra cima, a maioria faz isso. Aqui as bancadas são instaladas diretamente sobre os armários, não danificam, e ainda raramente necessitam de suporte extra. Isso ainda em fixações de armários inferiores suspensos. Os armários recebem, cada módulo, um par de suportes chamados “pensil” que suporta 120kg em média cada. Então, em uma bancada de 4 metros com 4 armários inferiores de 1 metro cada, temos 960 kg de carga suportável. A densidade média de uma placa de granito de 20mm de espessura chega perto de 70kg por metro quadrado, então teríamos perto de 170 kg somente de granito, “sobrando” 790 kg para suportar armários e mais os objetos a serem armazenados dentro dele. Por isso que, eu acredito muito na questão cultural desse fato ocorrer com frequência, principalmente porque no nordeste , por exemplo, a maioria dos imóveis serem vendidos já com as bancadas prontas. De todo modo, é realmente curioso que haja procedimentos tão diferentes para uma mesma finalidade.

    1. nataliashinagawa

      Oi Anderson,
      Que bacana, adorei o seu comentário, interessante saber que existe outras formas de se fazer que funcionam igualmente bem!
      Vou até gravar um vídeo falando sobre isso.
      Obrigada pelo comentário, abraços!

    2. Adriano Matos

      Olá, Anderson e Natália.
      Tenho a pretensão de fazer eu mesmo o móvel da minha cozinha que já está com revestimento. Por limitação nos recursos financeiros, farei primeiro o móvel (pois preciso com mais urgência) e depois (uns 5 meses) contratarei alguém para fazer a bancada de mármore.
      O MDF do Móvel será de 15mm com engrossos nas laterais para reforçar e terá sapatas para dar sustentação. A pedra será de 20mm.
      Meu medo é de o móvel não aguentar o peso da pedra.
      O que vocês acham disso?

      1. nataliashinagawa

        Oi Adriano,
        Eu sempre indico a pedra da bancada ser fixada na parede, através de grapas metálicas, e nunca faze-la apoiada no móvel, pois o MDF não tem resistência para suportar a pedra e mais todo o peso que se apoia sobre ela.
        Abraços!

Faça um comentário