Home > Reformas > O que fazer quando dois pisos diferentes se encontram?

O que fazer quando dois pisos diferentes se encontram?

Encontro dos tacos com cimento queimado

Encontro dos tacos com cimento queimado

Encontro de dois pisos de porcelanato com faixa decorativa na emenda

Encontro de dois pisos de porcelanato com faixa decorativa na emenda

Esta é uma pergunta recorrente que aparece nos emails que recebo com dúvidas dos leitores do Blog: O que fazer quando dois pisos diferentes se encontram?

Bom, há muitas possibilidades. A primeira coisa que você deve saber é que, se não há desnível neste encontro não é necessário colocar soleira de pedra. Mas você pode usar soleira mesmo assim? Sim, pode, por opção decorativa e não porque ela é necessária.

Uma das coisas que pode ser feita é simplemente nada. Isso mesmo, deixar que os pisos se encontrem e pronto. Ai em cima tem algumas imagens que mostram que não há problema nenhum em fazer isso. De qualquer forma esta solução fica melhor quando um dos pisos não tem juntas, como no caso do encontro de um piso cerâmico com um cimento queimado e até com a madeira, laminados ou vinílicos.

Para estes três últimos você ainda pode optar por colocar um filete de madeira ou pecinhas apropriadas que são vendidas com os pisos laminados e vinílicos e fazem este acabamento do encontro muito bem.

O problema maior é no encontro de dois pisos cerâmicos ou porcelanatos com tamanhos ou posição de juntas diferentes. Neste caso fica super estranho não fazer nada e o que normalmente fazemos é incluir um elemento entre eles para dar uma afastadinha nos dois pisos e disfarçar a diferença de posição das juntas. As soleiras  de pedra são uma ótima opção mas também é possível usar uma faixa de pastilhas, ladrilhos decorativos ou o que a sua imaginação permitir ousar.

 

Você também pode gostar:
bancada de porcelanato
Bancada de porcelanato
Painel de pedra ferro
Painel decorativo feito com pedra ferro
como escolher a cor da soleira
Como escolher a cor da soleira
Você conhece o ralo invisível?

13 Respostas

  1. Sarah

    Olá Natalia!

    Estou com uma dúvida e você foi a única que encontrei falando sobre. Minha sala e cozinha são integradas e os pisos são diferentes: laminado na sala e porcelanato na cozinha. Eu não gostaria de colocar nenhum acabamento entre ambos, tipo aquelas canaletas, acho feio! Não sei se posso simplesmente acabar o laminado junto ao porcelanato, se preciso rejuntar esse encontro, não sei o que fazer! Pode me ajudar?

    Obrigada!

  2. Benício Aparecido Rocha

    Boa noite tenho uma parede de 12 metros para colocar revestimento, mas 2 metros foi rebaixado onde tem uma cinta, eu não queria que ficasse com tamanho diferente do revestimento entre a parte rebaixada e a normal, essa diferença seria percebida após rejuntar, tem alguma solução para esse casa?

  3. Priscila

    Boa tarde

    Tudo bem?
    Atualmente comprei uma casa antiga ( construída na década de 70) e sala possui taco de madeira muito lindo. Porém na entrada da sala ( espaço pequeno) e debaixo da escada estão sem tacos. O que é possível ser feito, tem alguma sugestão?
    O taco é tão lindo não queremos fazer a remoção. Tem algum local onde possa encontrar?

    Desde já agradeço
    Obrigada
    Priscila

  4. Deise

    Boa noite! Estou com uma grande preocupação tambem! Meus pisos (cozinha e varanda) se encontram na porta, maa desejo abrir a parede que os divide, dessa maneira teria de juntar a melhor opção, os dois pisos são em cerâmica, cozinha bege e varanda branco, cada um em proporções diferentes. Poderia me ajudar, por favor!!! Grata, Deise.

  5. Michela

    Olá boa noite,
    Preciso de ajuda, o porcelanato do banheiro ficou mais alto do que o vinílico do corredor como fazer esse acabamento?
    Desde já agradeço!!!

    1. nataliashinagawa

      Oi Maria, o ideal é você usar uma soleira entre os dois pisos, combinando com o piso que estiver na altura maior. Se não houver desnível você pode escolher com qual piso quer combinar a soleira.
      Abraços!

  6. Graziele

    Bom dia,

    No meu caso, construímos a casa e colocamos um piso nela, agora vamos aumentar e queremos colocar o mesmo piso, só que o lote do piso vai ser diferente e pode vir com tonalidade diferente. Como vamos aumentar a sala e cozinha, o piso vai ficar no mesmo ambiente. O que pode ficar mai nítido essa diferença. Nesse caso, o que posso fazer?

    Obrigada!

    1. nataliashinagawa

      Oi Graziele,
      Sim, pisos de lotes diferentes podem ficar diferentes sim…será preciso fazer algum detalhe na decoração/ paginação para esconder essa diferença. Neste caso a solução deve ser específica para a sua sala.
      Me envie fotos desta ampliação que eu te ajudo a resolver.
      Abraços!

  7. Humberto das Neves Núñez

    Oi Natália!.
    Estou de reforma, trocando o piso da sala, que era tabuão (apodreceu) e agora vou colocar porcelanato.
    Ocorre que comprei as pedras em novembro/2017, mas só agora foi possível da início na obra.
    A metragem da peça é de 3,06 de largura x 7,15 de cumprimento.
    As pedras tem 50 cm de largura x 100,6 de cumprimento.
    Então comprei 24 m² de pedras, perfazendo um total de 48 pedras.
    Segundo o pedreiro, em razão de recortes, vão faltar pedras.
    Procurei no mercado e não consegui com a mesma referência, nem na fabrica.
    Gostaria de utilizar a pedra, neste sentido quero que me dê uma sugestão de como aproveitar o material que adquiri.
    A referência é Madeira Escura, tonalidade 046, Classificação A, da Elizabeth.

    1. nataliashinagawa

      Oi Humberto,
      O ideal no seu caso seria fazer um desenho de paginação do piso, que indica corretamente o jeito de colocar as pedras com o melhor aproveitamento possível. Acredito, pelo que me descreveu, que é possível sim cobrir todo o local com as pedras que tem, só é preciso um projeto para orientar o pedreiro corretamente de como deve ser feita a colocação.
      Entre em contato por email que posso lhe orientar – natalia@arquiteturainteriores.com
      Abraços!

Faça um comentário