Home > Casa > Forro de gesso com rasgo de luz

Forro de gesso com rasgo de luz

Rasgo de luz no dormitório

Rasgo de luz no dormitório

Rasgo de luz no banheiro

Rasgo de luz no banheiro

Um campeão de pedidos aqui no escritório quando se trata de forro de gesso é o rasgo de luz. Este elemento esta super na moda para forros e entrou no lugar da antiga sanca que esta em desuso e acabou ficando datada pelos anos 90.

Este detalhe vai bem em qualquer ambiente: sala de estar, jantar, cozinhas, lavanderias, dormitórios e até banheiros. Normalmente o rasgo é posicionado levando em consideração o Layout do ambiente para destacar uma parede ou delimitar a localização de algum móvel.

Em cozinhas  lavanderias também vejo muito este elemento sendo usado como iluminação central do ambiente mas sinceramente não recomento pois a luz não é muito forte e também é um ótimo local para acumular sujeira. Para estes ambientes ha modelos de plafons embutidos que tem  um efeito semelhante.

O rasgo de luz é como uma sanca estreita, abaixo coloco um esquema de execução. A iluminação normalmente é indireta feita por lâmpadas tubolares mas há também que faça a iluminação com spots, colocados no centro do rasgo.

Esquema de execução do rasgo de luz

Esquema de execução do rasgo de luz

Você também pode gostar:
Pop Up Store da Mobly
Mobly no Shopping Eldorado
cozinha painel de led
Painel de LED na Cozinha
decoração com sofá marrom
Sofá marrom se destaca na sala clara
Decoração de recepção de clínica
Consultoria de decoração para a recepção de uma clínica

28 Respostas

  1. Pedro Teixaira

    Olá Natalia! Estou pensando em colocar esse rasgo de gesso na minha sala que é dois ambientes. Como é um apartamento de apenas 51metros,Sera se ficaria bom centralizar um rasgo no meio da sala. Vou usar um sofá de 2 metros..

    1. nataliashinagawa

      Olá Pedro,
      O projeto de gesso deve sempre estar atrelado a decoração do seu ambiente. Primeiro defina o Layout do ambiente e então faça o projeto de gesso baseado nele.
      Abraços, Natália

  2. Bruna Barbosa

    Olá Natália, tudo bem? Poderíamos substituir a lâmpada tubular por fita LED? Pois de certa forma a tubular faz sombra… Desde já agradeço a atenção.

    1. nataliashinagawa

      Oi Bruna,
      A fita de LED não é ideal para iluminar ambientes pois ela é fraca. Normalmente ela é usada para a iluminação apenas de detalhes.
      Abraços, Natália

  3. D.K

    Olá dois rasgos de 30cm foram feitos no meu projeto da sala, achei muito exagerado, seria melhor colocar um tampo de acrílico ou tentar diminuir o tamanho dos mesmos?

  4. Neimar Silva

    Oi Natalia! Vou fazer 4 rasgos na minha sala de 2 metros cada. Estou pensando em colocar fita de led branco frio 5050. No intervalo de cada rasgo colocarei uma lampada spot de led 5w branco frio. Gostaria de saber se coloco a fita de led somente em um lado do rasgo ou se coloco nos dois lados. Quero uma iluminação eficiente. Obrigado

  5. Rodrigo Barbosa

    Boa noite Natalia!

    Primeiro agradeço pelo texto ajudou muito a solidificar a ideia que tenho sobre o rasgo de luz, mas gostaria de um conselho seu, a minha sala tem 14mts quadrado, e estou pensando em fazer um rebaixamento do teto com sanca invertida e 1 rasgo de luz de 2mts iluminados por fita de Led 5050 branco quente. Sera que aplicação desses dois estilo vai ficar muito carregado numa sala pequena como a minha? desde já agradeço pela atenção

    1. nataliashinagawa

      Oi Rodrigo,
      A sanca invertida esta em desuso, faça apenas o detalhe do rasgo de luz e no restante do ambiente utilize spots embutidos.
      Abraços!

  6. Boa noite Natália!
    Fiz um rasgo de luz no cortineiro da minha sala, tem 3,25mts e coloquei tubo de led quente, e a sala de jantar fica noutro ambiente e tem uma sanca quadrada no centro da mesa com rasgo de luz ao redor com tubo de led fria, mas achei que ficou muito fraca a luz e com sombras nos dois ambientes. Qual a potência das lâmpadas e melhor colocação que vc aconselha para não ter sombras e ficar com um efeito forte na iluminação?

    1. nataliashinagawa

      Oi Luzinete,
      Precisaria ser feito alguns cá-lculos para saber direitinho a potência e quantidade de iluminação necessária para o seu ambiente, isso é feito com profissionais de luminotécnica. Geralemnte em lojas de luminárias há um profissional deste disponível para fazer avaliações gratuitas, procure um na sua cidade.
      Abraços, Natália

  7. Boa noite Natalia, preciso tirar uma duvida, meu quarto tem 16 metros quadrados e coloquei um forro de gesso de 2 e78 de altura, coloquei um rasgo de luz na cabeceira da cama de 1,90m, jogando para o meio do quarto e outro perto da parede nos pés da cama jogando para o meio do quarto também. na frente coloquei dois oi de boi jogando pra parede. e ai errei em colocar os oi de boi?

    obrigada.

  8. SORAYA DARCIA

    Oi, Natalia
    Giz um rasgo de luz em minha cozinha, em formato retangular.
    A cozinha tem 13m2, a parte externa do retangulo mede 3m de comprimento por 1,50mim de Largura, com rasgo de 20cm
    Coloquei 6 lâmpadas de led de 18w na parte de dentro do rasgo.
    Ainda não instalei o acrilico leitoso, mas estou achando algo estranho na iluminacao.
    Será que tem algo errado?

  9. STELLA MARIS

    oi Natalia , fiz uma sanca invertida e cortineiro iluminado na sala qual lampada é indicada para um efeito de iluminação mais sofisticado? Pensei em colocar lampadas tubulares fluorecentes t5, luz amarela transpassadas com reatores! eu consigo substituir as fluorescente por led? e qual eu poderia substituir?

    1. nataliashinagawa

      Oi Stella,
      Esta lâmpada que você mencionou é uma ótima opção mas já há no mercado uma similar em LED que não precisa de reator. Procure por lâmpada tubular em LED que você vai encontrar. Como é uma sala, sugiro o branco morno, fica mais elegante.
      Abraços!

  10. Érick Oliveira

    Quando não estiver em operação, as lâmpadas tubolares irão oferecer uma má impressão sobre o teto? por exemplo ao olhar de forma diagonal ao rasgo e deparar-se com elas expostas.

    1. nataliashinagawa

      Oi Ricardo,
      Para esse efeito não é necessário tampo de acrílico. Se você quiser com tampo há luminárias já prontas nesse formato longitudinal para embutir no forro.
      Abraços!

  11. vanessa ribeiro

    Bom dia,

    Já fiz de tudo, já li dezenas de posts mas não consigo respostas, por favor me ajude?

    Tenho pé direito duplo( 6 metros) em minha sala com aproximadamente 25 metros quadrados, gostaria de em cima da sala de jantar fazer dois rasgos de 2 metros cada e colocar fita de led. Qual potencia devo usar das fitas e elas conseguirão iluminar?

    Grata,

    Vanessa Ribeiro

    1. nataliashinagawa

      Oi Vanessa,
      Para iluminação de teto o ideal é você utilizar lâmpadas as fitas de LED 5050 (procure por essa referência) que são bem mais fortes que as 3528 que normalmente usamos para iluminação de mobiliário por isso são próprias para sanca.

      Certifique-se de utilizar a iluminação por fitas de LED apenas para detalhes de iluminação secundária e difusa e tenha um outro ponto como fonte principal para o ambiente ficar bem iluminado.
      Abraços!

  12. Tânia

    Oi Natália, boa noite! Fizemos um rasgo de luz na cozinha do apto. Tem 4 lâmpadas tubulares de led, mas a iluminação da cozinha ficou ruim. Tem alguma ideia pra cozinha ficar clara sem ter q mexer no projeto de gesso?

Faça um comentário