Home > Dicas > Diferença entre ar condicionado nornal e inverter

Diferença entre ar condicionado nornal e inverter

diferença entre o ar condicionado normal e o inverter

Basta você perguntar para um vendedor de ar condicionado qual é a diferença do ar condicionado normal para o inverter que ela vai saber lhe dizer a resposta na ponta da língua! A teoria é bem fácil de explicar: o ar normal liga e desliga para manter a temperatura programada no ambiente e o inverter mantém o compressor o tempo todo ligado para manter essa temperatura.

gráfico que ilustra a diferença entre o ar normal e o ar inverter

gráfico que ilustra a diferença entre o ar normal e o ar inverter

A grande vantagem dita do inverter é que ele gasta menos energia elétrica  porque quando o ar liga e desliga ocorre um pico de gasto de energia e o inverter, por manter o compressor ligado o tempo todo, teoricamente (sim, teoricamente e vou explicar porque) é mais econômico.

Eu disse teoricamente porque é difícil acreditar que um compressor ligado o tempo todo é mais econômico que um que desliga quando atinge a temperatura ideal. Essa economia acontece somente quando o ar é utilizado em um período grande, porque o ar normal ligaria e desligaria várias vezes, tendo vários picos de consumo que no final da conta acabaria gastando mais. Mas, veja bem, se você for ligar o ar por um período curto de tempo, o ar normal é mais econômico.

Sabendo disso, aqui em casa utilizei os dois tipos de ar: na sala, varanda e home que são lugares que ficamos pouco tempo coloquei o ar normal e nos quartos e escritório, lugares em que o ar fica ligado no mínimo 8 horas eu coloquei o ar inverter.

O ar normal eu já conhecia, aqui na minha casa eu uso os aparelhos da Sansung e são muito bons, gelam super rapidinho, são eficientes, recomendo! Os inverters, eu não conhecia, instalei aqui em casa da marca Fujitsu e tenho algumas ressalvas sobre eles:

Sobre a economia: sinceramente eu não vi uma diferença grande na conta de luz. Pode até ser que nos ensaios em laboratório ele tenha sido mais econômico, mas a gente quer ver mesmo é a diferença na conta, e se houve, foi tão pequena que eu não reparei. Não sei dizer em quanto tempo essa diferença paga o valor mais alto na hora de comprar o aparelho, então não vi muita vantagem.

Sobre a eficiência: esse foi um ponto que me pegou, porque eu realmente não gostei. Ele demora muito para chegar a temperatura programada. Enquanto com o ar normal eu entro no ambiente, coloco 24 graus e dali 5 minutos o ambiente já esta geladinho, no inverter eu deito na cama, coloco a temperatura e passo bem uns 30 minutos de calor até o quarto começar a gelar. E não adianta colocar temperatura super baixa, porque ele demora mesmo e isso eu achei bem ruim.

Sobre manter a temperatura: segundo os fabricantes a grande vantagem do inverter, além da economia, é que ele mantém a temperatura de maneira mais eficiente, sem oscilações. Eu discordo, acho que a temperatura oscila bastante sim. Minha impressão é que a temperatura oscila de acordo com a temperatura externa: se esta quente lá fora o ar tem mais dificuldade para gelar e se esta frio ele gela mais rápido. Acho que isso fica bem evidente durante a noite.

São estas as minhas impressões, espero ter te ajudado a escolher qual ar condicionado comprar. Abraços!

Você também pode gostar:
Calculadora de BTUS
Como calcular a potência do ar condicionado
decoração com sofá marrom
Sofá marrom se destaca na sala clara
Depoimento de clientes
3 dicas para o seu gatinho não arranhar o sofá

Faça um comentário