Home > Casa > Como combinar a guarnição da porta com o rodapé?

Como combinar a guarnição da porta com o rodapé?

Como combinar a guarnição da porta com o rodapé é uma dúvida que todo mundo tem. Recebo muitas perguntas por email de como fazer esta combinação por isso hoje vou colocar resposta para algumas delas que tenho certeza que serão muito úteis para vocês:

O rodapé e a guarnição precisam ser do mesmo material?

Não, eles podem ser de materiais diferentes. Se a ideia é seguir uma linha mais uniforme você pode combiná-los como por exemplo utilizar a mesma cor mas também é possível utilizar cores próximas e materias diferentes como uma guarnição branca com um rodapé de porcelanato claro. O que não recomendo é guarnição e rodapé com contraste muito grande pois o efeito não é muito bom.

É possível utilizar porta de madeira com rodapé branco?

Sim, a porta pode ser em padrão madeira e o rodapé branco mas para não haver muito contraste o ideal é que apenas a folha da porta seja de madeira e os batentes e guarnição sejam brancos.

Guarnição e rodapé_01

CORRETO – Guarnição e rodapé de modelos diferentes mas combinando.

Como é o encontro entre a guarnição e o rodapé?

Guarnição e rodapé são elementos distintos, eles se tocam mas não se fundem. A guarnição deve sempre chegar até o piso, ela nunca deve parar em cima do rodapé e sim passar direto por ele encostando no piso. O rodapé deve encostar na guarnição em um ângulo de 90º e a guarnição deve ser de 0,5cm a 1cm mais espessa que o rodapé para dar acabamento ao encontro.

GUARNIÇÃO ERRADA

ERRADO – guarnição e rodapé devem se encontrar em um ângulo de 90° com a guarnição chegando até o piso.

O rodapé e a guarnição devem ter o mesmo tamanho?

Não é necessário que o rodapé e a guarnição tenham o mesmo tamanho ou mesmo o mesmo desenho (decoração com frisos por exemplo). O ideal é encontrar uma proporção bacana entre estes dois elementos valorizando a harmonia. Lembre-se que em espaços pequenos uma guarnição grande sera desproporcional mas o rodapé pode ser alto dependendo da proposta da decoração.

Com estas informações já é possível fazer uma ótima escolha para este conjunto. Caso tenham mais dúvidas fiquem a vontade para coloca-las nos comentários!

Guarnição e rodapé

Guarnição e rodapé de tamanhos diferentes – CORRETO

Você também pode gostar:
decoração com sofá marrom
Sofá marrom se destaca na sala clara
Decoração de recepção de clínica
Consultoria de decoração para a recepção de uma clínica
Depoimento de clientes
altura do rodapé
Qual é a altura ideal para o rodapé

7 Respostas

  1. FABIANE JANSEN

    Olá, todas as esquadrias de minha casa são em itaúba com verniz escuro. Estou trocando o piso da sala, 35m², por porcelanato onix(bege bem clarinho com alguns veios) 0,68×0,92. A minha enorme dúvida é sobre o rodapé. A maioria dos posts que li falam sempre no branco, mas como faço com as portas e janelas todas escuras? E pintar a guarnição apenas da porta de branco não vai ficar esquisito? Posso fazer tranquilamente em madeira envernizada também? Obrigada!

Faça um comentário