Home > Casa > TV na parede: qual a altura ideal?

TV na parede: qual a altura ideal?

TV na parede. Foto: Editora Abril

TV na parede. Foto: Editora Abril

TV na parede. Foto: Editora Abril

TV na parede. Foto: Editora Abril

Estes dias, folheando uma revista de decoração vi uma dica falando que a a altura ideal para a fixação de uma TV é de 1,10 a 1,20m do piso e achei uma dica absurda.

A altura ideal para fixar a TV depende muito do ambiente e da posição de onde se esta para assistí-la  pois o correto é que ela fique na altura da sua visão, sem que haja esforço da cabeça para conseguir visualizar a tela.

Por exemplo: em uma sala de estar, considerando um sofá de altura padrão, de frente para a TV, uma altura confortável varia entre 60cm e 70cm do piso, ou seja, se você seguisse a dica da revista e colocasse sua TV a 1,20m, você provavelmente acabaria com uma baita dor no pescoço ao assistir seu programa favorido.

Para a TV no dormitório,  a altura é um pouco maior. Isso porque você deve considerar que a cama é um pouco mais alta que o sofá e que você estará deitado, ou seja, o ângulo de visão é diferente.

Minha dica para encontrar a altura ideal antes de fixar a TV é que você recorte uma folha de jornal, com as dimensões da TV, fixe na parede com fira adesiva e vá movimentando até encontrar a altura mais confortável para a sua família. Deste jeito não tem erro!

Você também pode gostar:
Sala de estar decorada
Como renovar a decoração da sala de estar
Como pendurar TV na parede
Como pendurar a sua TV na parede
Altura da TV na parede
Qual a altura ideal para pendurar a TV na parede
Jardineira na piscina
Jardineira na piscina de pastilhas

33 Respostas

  1. Juliana

    provavelmente a dica de 1,10 / 1,20m é referente ao eixo da tela. Normalmente essas medidas são de eixo para criar um padrão de posicionamento… uma tv de 42″ – por exemplo – tem uns 60cm de altura de tela. Se considerarmos os 60/70cm de altura ideal para um sofá padrão e somarmos a metade da altura da tv teríamos uma altura ideal de 90/100cm. Alem da altura padrão de um sofa precisamos considerar a altura do usuario… enfim.. o IDEAL (REALMENTE) é o teste que vc sugere… experimentar com uma cartolina, jornal, algo que possamos cortar do tamanho real da TV e posicionar na parede….

    1. Tyco

      Natalia seu post é interessante, pois muitas pessoas tem essa dúvida!…quanto a revista que você criticou está ilustrado 1.20m de altura da base da tv mesmo (ou seja um absurdo considerando a imagem sendo uma pessoa sentada no sofá) porém se você continuar analisando a imagem da revista tem um traçado horizontal pontilhado indo alinhado da vista da pessoa sentada até o centro da tv (eixo)….ou seja nesse caso está correto a imagem!
      Revista foi infeliz na imagem pois pode confundir muita gente que vai se basear pela altura escrito 1.20m da base da tv sentado em um sofá onde correto é posicionar o centro da tv (eixo) na altura dos olhos estando sentado em um sofá costuma ser 1.10m de altura.
      Para os leigos melhor utilizar sua técnica do jornal!
      Att

  2. roy

    qeue porra de eixo de tv é esse , quebrei minha cabeça e não consigo descobri nem nunca ouvi falar em eixo de tv , conheço eixo de caminhão , carro etc , que eu saiba tv tem tela , moldura , entradas hdmi , afinal aode fica a porra de EIXO !

    1. sirlei

      O eixo da tv e o centro da tela, mire seu nariz no meio da tv vc sentado no sofá, recorte um cartolina do tamanho da tv..ai vc vai ver a melhor posição p seus olhos! Entendeu?

  3. Pingback : A altura ideal para pendurar a TV na parede « Arquitetura Interiores « Arquitetura + Interiores – Natalia Shinagawa

  4. Tavares

    Prezado ROY o eixo seria o “centro” da televisão, marcando um X imaginário nas extremidades de sua tv descobrirá o eixo . Para quem ainda não entendeu é simples você sentado na p. do sofá, cama, cadeira, banco; seja o que for, seus olhos precisam estar na altura do eixo da TV considerando a sua altura logicamente. Assim, a média considerando uma pessoa de estatura mediana é também uma assento mediano é 1,20 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Se ainda persistirem dúvidas procure um médico.
    http://1.bp.blogspot.com/–mzFBbXWlOI/Tge_0BJWuUI/AAAAAAAAAi8/MLabSQQ52-A/s1600/Assistir+tv.jpg

    1. nataliashinagawa

      Olá Tavares,
      Vou aprovar o seu comentário, apesar de ter achado o final ofensivo, pois o espaço aqui é democrático mas não concordo com a sua afirmação. O medida do eixo não é a melhor opção para fixação da TV na parede como já mostrei neste post aqui – http://www.arquiteturainteriores.com/2014/02/27/a-altura-ideal-para-pendurar-a-tv-na-parede/
      Acredito que não há uma posição “correta” para se assistir a TV e também por este motivo esta história do eixo é bobagem.
      De qualquer forma, agradeço a sua participação aqui no Blog, abraços, Natália

  5. Gaspar

    Entendi a posição da Natália, pois ao instalar uma tv de 80″(que tem altura de 100cm) a BASE da tv ficaria a 60 cm do chão. O eixo da tv ficaria a 110cm do chão, mas esteticamente não estaria bom. E quanto maior for a polegada mais perto do chão a tv ficaria.

  6. João Carlos Gouvêa

    Todos dizem que a altura ideal é traçar uma reta da visão da pessoa sentada no sofá, em direção ao centro da tela da tv, mas quem já tem um rack às vezes não pode seguir esse padrão, meu rack tem 650 mm de altura e a tv está a 880 mm em relação ao solo (medida da moldura inferior, lado externo) já o centro da tela dista 1.300 mm em relação ao solo. Ela tem 60″ para o pessoal de casa está bom, eu preferia um pouco mais baixo.
    Mas e ai, tá dentro do padrão???

  7. Cássio do Couto

    Pra mim, 1,10cm a partir do piso tá ótimo (sem medir por eixo). Minha TV de 28 polegadas no quarto a 1,80 cm de distância tá ótimo, não acho absurdo. E como falado anteriormente, vai do gosto de cada um.

  8. Cristiano Alves Pimenta

    Natália, sua recomendação para a posição da tv é perfeita, ou seja, depende de vários fatores, sobretudo da altura que a nossa cabeça vai ficar quando estivermos sentados (ou deitados). Eu fico impressionado com a quantidade de arquitetos não sabem disso e de quantas fotografias em que a tv está alta de mais e, como está na parede, dustante demais também.
    Outra coisa. Pessoalmente eu acho que lugar de tv é no rack, ele trás a tv para um lugar um pouco mais central da sala. Na verdade, a tv é o objeto mais importante do home, pq ela teria que ficar na parede como se fosse um quadro. Para ver um quadro na parede nós nos aproximamos de pé. Ou seja, é outra coisa. Mas eu sei que é possível colocá-la corretamente na parede, mas eu não gosto.
    Grande abraço.
    Cristiano Pimenta

  9. Ideia absurda e sem lógica, essa de fixar a TV há 600 mm do chão, se quem indicou isso for arquiteto, surgido que volte para a faculdade novamente. A altura correta de fixar a TV, em sala, é na altura da sua visão sentado em um sofá, que fica em torno de 1.200 mm

    1. Everaldo Canuto

      @Clovis Medeiros, não, 60 a 70mm do chão não é absurdo. Se fosse absurdo os racks não teriam a altura por volta de 55mm. Essa coisa de 120mm surgiu por causa de dois fatores, primeiro, era 120mm até o centro da TV e segundo considerava os sofás tradicionais que tem altura mais elevada. Alguns sofás modernos são mais baixos e portanto a TV precisa ficar mais baixa para que o eixo (centro) esteja na mesma altura dos seus olhos.

      Essa história de 120mm surgiu de uma má interpretação de uma informação. Aqui, medindo pela altura do meu sofá deu 67mm do chão mas acabei deixando a 70mm.

      1. Rodrigo

        Natalia muito obrigado. Procuramos muito a dica correta pois diversos sites recomendam o absurdo de 1,20m!!! E pior se dizem especialistas.

    1. nataliashinagawa

      oi Marcel!
      Sugiro o eixo da TV a 1,30m ou 1,40m para que ela consiga ser facilmente visualizada por todos.
      Vou falar um pouco mais sobre isso em um vídeo, acesse nosso instagram – @kzablog
      Abraços!

Faça um comentário