O leitor Rafael me enviou uma dúvida sobre o rodapé para um piso de porcelanato 60x60cm que ele esta instalando em seu apartamento. Sua dúvida é sobre  a altura ideal  do rodapé.

Para porcelanato, usualmente o rodapé tem uma altura que varia de 7 a 12cm, de acordo com a dimensão da peça de porcelanato. No caso do piso de 60x60cm, 10 cm é uma boa altura.

É importante pensar na racionalização do corte do porcelanato na hora de fazer o rodapé. A peça de piso possui acabamento nas quatro bordas, e estas bordas devem ser colocadas para cima na hora da instalação do rodapé, para dar acabamento.

O ideal é que as juntas do piso coincidam com as juntas do rodapé, portanto, em uma peça de piso, é possível que se tire apenas duas peças de rodapé com o mesmo tamanho do piso e com acabamento de borda.

Em pisos com dimensões muito grandes, ocorre muito desperdício de porcelanato para o corte do rodapé. Algumas marcas, possuem o rodapé vendido pronto, combinando com o piso. É mais barato e evita o desperdício.

Outra possibilidade para evitar o desperdício é usar outros materiais para fazer o rodapé. Existem muitos materiais que vão  bem com o porcelanato como a madeira, o mármore, granito ou molduras de gesso ou poliuretano.

Para vocês entenderem melhor como deve funcionar o corte do porcelanato para rodapé e a montagem ideal das peças fiz um projetinho, esta neste link - clique aqui